Sobre o lampeju

O Laboratório de ampliação da personalidade e estudos junguianos (Lampeju) surgiu no ano de 2019, inicialmente como um grupo de estudos sobre psicologia analítica coordenado por Luís Paulo Lopes e realizado em parceria com a Livraria Paulus (RJ). Com o passar do tempo, o projeto naturalmente ganhou corpo e se diversificou em outras iniciativas, como a realização de aulas abertas, palestras com convidados e a criação de uma rede de terapeutas. Um de nossos objetivos é contribuir com a formação de psicoterapeutas e arteterapeutas de orientação junguiana através de nossas publicações, eventos e do nosso grupo de estudos. Além de divulgar o pensamento junguiano aos países de língua portuguesa. 

Nosso site é a realização mais recente do laboratório (Lampeju) e tem a proposta de funcionar como uma espécie de revista virtual, com a publicação de colunas, entrevistas e matérias sobre psicologia junguiana e outras áreas de interesse. Intentamos servir como um ponto de encontro e, portanto, de diálogo entre as diferentes vertentes do pensamento junguiano, assim como entre a psicologia analítica e diversas outras atividades do espírito, como a arte, o mito e a religiosidade, por exemplo. Assim como uma grande praça que reúne a diversidade da cidade em um único ponto, onde Hermes sem dúvida nenhuma se faz presente, assim esperamos dar nossa contribuição ao campo junguiano.

Interessa-nos adentrar nos recônditos da alma e, por esse motivo, não devemos nos limitar exclusivamente ao estudo e o debate da psicologia. Jung nos ensinou que a alma se expressa através de todas as atividades do espírito e, por isso, o psicólogo é obrigado a ir além de seu próprio domínio por amor ao conhecimento. O estudo dos mitos de forma geral, e das tradições espirituais do Ocidente e do Oriente podem fornecer importantes insights ao psicólogo. A sabedoria, evidentemente, é muito mais antiga do que a jovem psicologia moderna; por isso, nos parece extremamente promissor adentrar nestes domínios, seguindo o caminho aberto pelo próprio Jung.

WhatsApp Image 2021-01-22 at 10.26.17.jp

QUEM SOMOS

WhatsApp Image 2021-01-12 at 20.11.30.jp

Luís Paulo Lopes

Luís Paulo Lopes é psicólogo, supervisor clínico e professor de psicologia junguiana. Idealizador e membro do Lampeju. Tem especial interesse no campo das psicopatologias graves, da psicoterapia e da religiosidade.

WhatsApp Image 2021-01-13 at 10.31.13.jp

Hugo Guimarães

Hugo Guimarães é psicólogo clínico, músico por ofício e paixão e membro do Lampeju. Eterno estudante da vasta obra de C.G. Jung e também possui como área de interesse o estudo das tradições espirituais da humanidade.

pp.jpg

Michelle Paiva

Michelle Paiva é pós-graduanda em Psicologia Junguiana.

Interessada em tradições místicas e arte terapia.